sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

WINE CLUB 2013

Reunião do dia 29/11/2012.


Nosso encontro teve início às 20:45h com a presença de 22 amigos do Wine Club e também do nosso enólogo consultor Marcos Vian. O intuito da reunião era degustarmos alguns de nossos vinhos e também escolher qual seria a uva da próxima safra, 2013.

Os vinhos degustados foram

- Cabernet Sauvignon 2009

- Cabernet Franc 2012

Durante a degustação do Cabernet Sauvignon surgiram algumas perguntas que prontamente foram esclarecidas pelo Marcos Vian, uma delas era sobre os sedimentos encontrados na taça. Como nosso vinho não passou por filtragem, esses sedimentos são normais. Recomendamos sempre usar o Decanter para poder separar e não chegar à taça, ou ainda deixar a garrafa de pé durante o dia que for servir para que os sedimentos fiquem no fundo da garrafa.

O vinho ainda é jovem, ele necessita de uns 2, 3 anos para que a degustação seja mais “proveitosa” , ou seja, temos um vinho potente, estruturado e de guarda ( 10/15 anos ).

Palavras do nosso enólogo: “ Fomos ousados e corajosos, em elaborar de primeira, um vinho tão complexo e de guarda. Temos um vinho maravilhoso em nossas mãos, agora é só aguardar os anos com toda a paciência para degusta-lo”.

Cabernet Franc – 2012, que se encontra, há duas semanas, nos barris de carvalho francês e americanos novos, e que para nossa feliz surpresa, fomos surpreendidos com uma informação maravilhosa, ou seja, nosso vinho ganhou na ‘Avaliação Nacional dos Vinhos”, como um vinho excelente no estágio em que se encontra.





Logo após comemorarmos e brindarmos esta ótima notícia, começamos a degustação às cegas de três vinhos, para tentarmos identificar as uvas e depois escolhermos a uva da próxima safra 2013.

1º - Pinot Noir 2011 da região de Vacaria, Nordeste do RS.

2º -Touriga Nacional 2008 da região de Encruzilhada, Serras de Sudeste do RS.

3º - Merlot 2012 da região do Vale dos Vinhedos, Serra do RS.

Tivemos vários participantes que acertaram as uvas.

Depois de muito conversar, trocar ideias e escutarmos as explanações de Marcos Vian, ficou decidido da seguinte maneira:

1ª opção- Merlot , qualquer eventualidade, teremos um Plano B, Touriga Nacional.

A uva Pinot Noir ficou para a safra de 2014.

Mais uma vez, nossa reunião foi muito proveitosa e esclarecedora.

Agradeço a todos, em nome do Wine Club, suas presenças.

Abaixo, algumas fotos do evento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário